domingo, 17 de fevereiro de 2013

“A indústria do Carnaval gera Cultura, Cidadania, Educação, Pesquisa Alegria, Paixão, Turismo, Impostos e Exportação”.


O carnaval como maior espetáculo da terra, que demanda organização, logística, planejamento, comportamento ético e muito trabalho, requer profissionais de alto gabarito com formação acadêmica em suas áreas de atuação, para sair do amadorismo para ser tornar profissional. 
Hoje os profissionais do carnaval tem curso superior e continuam seus estudos fazendo Pós-graduação de Especialistas, Mestres e Doutores. 
Além do carnaval trabalham em grandes espetáculos, como shows, teatro, TV, cinema, eventos, professores, palestrantes, entre outros. 
Algumas cidades de Santa Catarina são conhecidas justamente por seu Carnaval, que atrai turistas de diferentes locais:Florianópolis, Joaçaba, Laguna e São Francisco do Sul. 
A indústria do Carnaval gera Cultura, Cidadania, Educação, Pesquisa Alegria, Paixão, Turismo, Impostos e Exportação (hoje existem uma demanda enorme no exterior para os profissionais do carnaval em todas as áreas), movimenta a economia das cidades, impostos para Municípios, Estados, Governos Federal, Inclusão Social, Inserção no Mercado de Trabalho, Emprego e Renda. 
Vejamos um exemplo do trabalho de parceria entre os diversos setores preocupados na geração de Emprego, Renda e no Social: 
O Rio de Janeiro, o maior exportador de carnaval, produtos, fantasias, alegorias, shows, profissionais, entre outros, o poder público é o grande incentivador dessa indústria, como acontece também na Bahia e São Paulo.
Uma parceria entre poder público, iniciativa privada, instituições de ensino, ONGs e a Liga das Escolas de Samba trabalham o lançamento da campanha Empreendedor Individual do Carnaval, para que prestadores de serviço da indústria carnavalesca possam ter sua profissão regularizada, conquistando o acesso a direitos e benefícios trabalhistas. 
Campanha através dos alunos que foram qualificados e certificados em projetos, entre eles a Oficina de Moda do Carnaval e Planseq do Carnaval, este último em parceria com o Ministério do Trabalho e a AART (Associação dos Artesãos e Produtores Rudimentares do Estado do Rio de Janeiro). 
A Amebras (Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil) ao longo de 14 anos de existência formou cerca de 18 mil artesãos em suas turmas.
O principal objetivo do projeto é orientar os setores administrativos das Escolas de Samba do Rio sobre como inserir seus prestadores de serviço na categoria (MEI) Micro Empreendedor Individual. O objetivo é que o artesão se transforme em Pessoa Jurídica na modalidade MEI (Micro Empreendedor Individual), garantindo-lhe benefícios e direitos como aposentadoria, licença maternidade, emissão de nota fiscal e carga tributária reduzida.
Os parceiros orientam profissionais interessados e está organizando agenda de palestras nos barracões da Cidade do Samba. A Mocidade Independente de Padre Miguel foi a primeira agremiação a receber consultoria com esta finalidade. "Tanto os prestadores de serviço quanto as escolas de samba se beneficiam com a formalização dos artesãos do carnaval. Na Cidade do Samba se faz uma programação em cada um dos barracões, fornecendo orientação e, para quem não tem acesso a internet, proporcionaremos o acesso, acompanhando o artesão passo a passo".
A inscrição para Micro Empreendedor Individual é feita exclusivamente pela internet, pelo próprio profissional, que em meia hora, aproximadamente, já sai com um número de inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). O micro empreendedor do carnaval paga apenas uma taxa de R$ 38,00 por mês – que engloba contribuição para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), para o ISS (Imposto Sobre Serviços), e/ou ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) tributado no Sistema Simples Nacional (atualmente a menor tributação existente no país) e não precisa ter um contador. Entre os benefícios estão aposentadoria, salário-maternidade, acesso ao auxílio-doença, abrir conta bancária jurídica, conseguir empréstimos com juros menores e emitir nota fiscal para empresas.
Entre as atividades em que o profissional do carnaval pode aderir ao MEI estão: Escultura; Laminação; Músicos de Bateria; Pintura; Serralheria; Carpintaria; Marcenaria; Solda; Ferro; Elétrica; Hidráulica; Iluminação e Sonorização; Figurino/Modelagem/Corte; Costura; Bordado; Adereço; Perucaria; Chapelaria; Efeitos Especiais e Reciclagem.
 
Como podemos ver todos ganham; sociedade, trabalhadores, Escolas de Samba, carnaval, economia das cidades, município, Estado e Governo Federal, com a geração de emprego, renda, impostos e principalmente cidadania com a inclusão das pessoas , que tem paixão por este importante setor da Economia.

“Cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário